Dicas


Referências: título e subtítulo
Quando na lista de referências o título vier acompanhado de dois pontos significa que após dois pontos se trata do subtítulo. Deve vir destacado somente o título.
Exemplo:

PEREIRA, Carlos. A arte moderna: ambientes consagrados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.


Grifo
Nas citações diretas caso você queira destacar uma palavra ou expressão deverá utilizar o recurso negrito e acrescentar a expressão grifo nosso, após a chamada da citação entre parênteses. Se o destaque já existir na citação direta, deverá acrescentar a expressão grifo do autor, após a chamada da citação entre parênteses.

Exemplo:

"Independente de quem dita ou cria as regras, sua obrigação é adaptá-las ao seu texto". (MORGADO, 208, p. 1, grifo nosso).

"A monografia é um documento que possui regras de formatações rígidas a serem seguidas pelo seu produtor". (MORGADO, 2008, p. 1, grifo do autor).

Referências
À medida que você for inserindo na revisão de literatura as fontes de pesquisa (citações dos autores), crie no seu computador um arquivo com o nome “Referências” e vá registrando as obras pesquisadas com todos os dados, tais como: autor, título, edição, local de publicação, editora e ano. Consultar a ABNT (NBR 6023:2002) - Referências - Elaboração.
Assim, você não terá dificuldades em registar todas as referências citadas no trabalho.


Objetivos - Verbos
Os verbos utilizados nos objetivos devem estar no infinitivo. Exemplos:
  • Analisar
  • Constatar
  • Elaborar
  • Examinar
  • Identificar
  • Verificar
  • Avaliar
  • Investigar
  • Demonstrar
  • Descrever
  • Estudar 
  •  
 Siglas
Na primeira vez que aparecem no texto, devem ser por extenso, acompanhadas da respectiva sigla, colocada entre parênteses. Por exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Uma vez definida a sigla, pode-se, a partir daí, usar apenas a sigla.  

Padronização das siglas:
  • use apenas letras maiúsculas para sigla com até três letras: OMS, ONU;
  • use maiúscula apenas na primeira letra de siglas com mais de três letras que podem ser lidas sem dificuldade como: Unesco, Banespa, Petrobrás, Sudene, Sesc;
  • use apenas letras maiúsculas para sigla que exija leitura letra por letra: UFMG, SBPC, DNER, PMDB;
  • há algumas exceções consagradas como: UnB, CNPq;
  • se precisar formar plural, acrescente “s” minúsculo: TVs, BTNs.

Sobrenome que corresponde ao grau de parentesco
Quando o nome do autor possuir um sobrenome que corresponde ao grau de parentesco, tais como: Filho, Neto, Júnior e Sobrinho, a entrada do nome do autor na citação deverá ser pelo último sobrenome acompanhado do grau de parentesco.
Exemplo:
Segundo Alcântara Filho (2010);
Para Fernandes Neto (2006, p. 20);
(SANTOS JUNIOR, 2004, p. 56).


Coincidência de sobrenomes de autores
Quando houver coincidência de sobrenomes de autores,  acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. 

Exemplo:
(LEMOS, V., 2010)
(LEMOS, R., 2009)

(XAVIER, Soraia, 2010)
(XAVIER, Sofia, 2010)



Extensão do Resumo
Trabalhos acadêmicos e relatórios técnico-científicos - de 150 a 500 palavras.
Artigos de periódicos - de 100 a 250 palavras.
Indicações breves - de 50 a 100 palavras.

Referência:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

Resumo - Palavras-chave. Quantas devo usar?
Recomenda-se utilizar de três a seis palavras, mas convém que você consulte o manual de sua instituição, pois o mesmo pode ter regulamentado outro parâmetro. 


Sistema de chamada

Se o manual da sua instituição não determinar qual o sistema de chamada a ser usado, recomenda-se o sistema o autor-data para as citações no texto e notas de rodapé explicativas.


Nota de rodapé
Não pode ser utilizada nota de rodapé de referência quando há nota de rodapé explicativa, pois a numeração de ambas é feita por algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte.

Posso colocar os dois sistemas de chamada no meu trabalho acadêmico?
Você não poderá misturar os dois sistemas no seu trabalho acadêmico. Se você adotou o sistema autor-data no início do trabalho, vá até o fim com ele.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário