segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Como escolher um tema

O primeiro passo de uma pesquisa é a escolha do tema, ou seja, o objeto da pesquisa.
Na escolha de um tema você deve levar em conta sua formação, sua experiência profissional, sua disponibilidade de tempo. 
Se você escolher um tema relacionado à sua área profissional, provavelmente o seu trabalho monográfico será mais interessante e eficiente, pois você já possui conhecimentos que facilitarão a interpretação dos textos, a procura de literatura sobre o assunto.
Não escolha temas complexos. Faça uma seleção criteriosa.  É preciso investigar, levantar o material existente, antes de se decidir sobre o tema. Procure obter o máximo de informações ou conhecimentos sobre o tema.
Não comece o seu trabalho por ideias vagas, empregue um pouco mais de tempo para a escolha do tema, assim você evitará uma escolha infeliz e aflições durante meses.
Escolha um tema que te dê contentamento, desse modo você desenvolverá sua monografia com prazer.
Ao escolher o tema, você deverá delimitá-lo, ou seja, sob que ponto de vista ou perspectiva o tema será evidenciado. Quanto mais você limitar, melhor será, pois poderá trabalhar com mais certeza e estará em condições de explicá-lo aos demais. O tema é o assunto abordado e a delimitação do tema é o ponto central da pesquisa e será o título do seu trabalho acadêmico. 
Parra Filho e Santos (2000) esquematizam um exemplo bem simples de tema e delimitação de tema:

Fonte: Parra Filho e Santos (2000, p. 60)

Percebe-se, por meio do exemplo de Parra Filho e Santos (2000), que com a delimitação do tema pode-se ter três títulos para a monografia.
1 - A violência no trânsito.
2 - O congestionamento no trânsito.
3 - A sinalização no trânsito.




Referências: 
PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Apresentação de trabalhos acadêmicos: monografia, TCC, teses e dissertações. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.



 





Nenhum comentário:

Postar um comentário